Você gostaria de aprender o que precisa saber para fazer sabonete artesanal mas não sabe nem por onde começar e acredita que seja algo difícil de se realizar?!
Acredite, o passo a passo é mais fácil do que você imagina, basta usar os ingredientes certos e seguir a receita, que você aprenderá rapidinho como fazer sabonetes artesanais impecáveis e maravilhosos, para vender ou até mesmo para presentear amigos ou para uso próprio.
Falaremos um pouquinho sobre sabonete artesanal para que você entenda todo o processo e se encante ainda mais por esse mundo. Venha conferir!
O que é um sabonete artesanal?
O sabonete artesanal é mais natural e puro, do que os sabonetes industrializados. A pessoa responsável pela produção tem total controle dos componentes e pode garantir que os ingredientes sejam naturais, o que é um grande benefício para a pele, pois justamente por conta disso, a pele ficará muito mais hidratada e livre de irritações.
Além disso, o sabonete artesanal possui uma quantidade maior de glicerina, que é um componente umectante, emoliente e super importante para a nossa pele.
Porém, não confunda sabonete artesanal com sabonete natural, hein! O sabonete natural, ao contrário do artesanal, que utiliza a base de glicerina pronta para que você adicione apenas óleos, é feito do zero, com muito cuidado em todos os passos.
Aprender a fazer sabonete artesanal, além de mais fácil, é muito mais barato!
Sabonetes Artesanais – Benefícios e Funções:
Se o seu objetivo for aprender a fazer sabonete artesanal para lembrancinhas, a dica é escolher os componentes e extratos que mais te agradem. Caso você resolva fazer sabonete artesanal para dar de lembrancinha em um evento infantil, seja chá de bebê ou nascimento, a dica é usar essências suaves.
Porém, se o seu objetivo for fazer sabonetes artesanais para vender, a dica é investir em extratos e essências que sejam específicos para diferentes funções e criar toda uma campanha de vendas que envolva isso, destacando os benefícios de cada ingrediente.
Como conseguir uma renda extra fazendo sabonetes artesanais? Saiba mais
Veja algumas dicas:
- O que colocar para fazer sabonete artesanal hidratante e antioxidante: Castanhas e amêndoas são ótimas para hidratar a pele.
- Fazendo sabonete artesanal esfoliante: Adicione aveia, açúcar, coco ou argila e combine com outros componentes hidratantes, como o mel, por exemplo.
- Como preparar sabonete artesanal adstringente: Utilize erva-doce, alecrim, mel e própolis, por exemplo.
Base de Glicerina – O que é?
Antes de aprender como derreter a glicerina, é importante conhecer um pouco mais sobre esse componente super importante!
A base glicerinada pode ser tanto de origem vegetal, como animal. Ela contém óleos que são alcalinizados com a conhecida soda ou hidróxido de sódio.
O resultado da combinação desses elementos é a glicerina, que como já falamos, é a base do sabonete artesanal.
A glicerina é vendida em barra e para utilizá-la, é necessário que seja derretida para que apenas após estar com a temperatura mais amena, os outros ingredientes sejam adicionados.
Como Derreter a Glicerina
Infelizmente você não poderá utilizar dos meios mais práticos para derreter a glicerina, como o microondas e o banho-maria, por exemplo, pois além de não distribuir a temperatura por igual, eles deixarão a glicerina muito seca.
O ideal é derreter a glicerina no fogão elétrico, pois dessa forma, você conseguirá controlar a temperatura para garantir que a glicerina derreta por igual.
Por que evitar o banho maria?
Já é sabido que a técnica do banho maria é uma das técnicas mais utilizadas para derreter e esquentar diferentes tipos de materiais, porém, ela não é indicada para fazer sabonetes artesanais porque a água usada para aquecer a base glicerina pode acabar caindo dentro da preparação e estragar a receita.
Além do mais, o vapor do banho maria amolece a base, fazendo com que a glicerina não alcance a textura ideal, além de acabar contaminando a glicerina com fungos e bactérias.
Por esses motivos, evite ao máximo derreter a glicerina em banho maria. Utilize o fogão!
Derreta a glicerina na panela esmaltada
O ideal é que você evite todo material que seja de barro, ferro, inox e alumínio, pois eles interferem no resultado do sabonete. Nesse caso, a panela esmaltada é a única que não solta resíduo e não reage com os ingredientes.
Portanto, antes de começar a fazer sabonetes artesanais, certifique-se de que todos os ingredientes estão adequados, pois isso fará total diferença no resultado final!
Dicas de como fazer sabonetes artesanais de qualidade
Sabemos que são os detalhes que fazem toda a diferença no resultado final, por isso selecionamos algumas dicas essenciais para você seguir enquanto aprende como fazer sabonete artesanal de qualidade. Veja!
Organização e higiene são fundamentais
Antes de começar a preparar sua receita de sabonete artesanal, certifique-se de que você esteja num ambiente limpo e organizado, para que não contamine o preparo e nem desperdice ou estrague material.
Para evitar confusão, antes de iniciar o preparo de sua receita de sabonete artesanal, prepare a bancada com os itens que você irá utilizar e deixe ao lado um pano úmido para que você possa limpar sempre que necessário. Por se tratar de sabonete, fica bem mais fácil de limpar.
Além disso, tenha o cuidado de prender bem seus cabelos, para evitar que ele caia durante a produção de sabonete artesanal.
Use materiais de qualidade
Bons resultados dependem da qualidade do material utilizado, a começar pela glicerina, que é o principal ingrediente do sabonete e a responsável por proporcionar hidratação à pele.
Seu sabonete artesanal precisa ser e se manter cheiroso por mais tempo possível, e se a essência não for de qualidade, essa fragrância não permanecerá no sabonete e pode até causar irritação em peles mais sensíveis.
Apresentação é tudo!
Invista numa bela embalagem para o seu sabonete artesanal, pois isso também agrega valor e conta muito na hora de vender o seu produto!
Utilize apenas ervas desidratadas
Se as ervas não estiverem bem desidratadas, elas podem mofar e estragar o sabonete artesanal.
É iniciante? Realize testes antes de começar a confeccionar sabonetes artesanais
Errar faz parte do processo de aprendizagem e leva à perfeição, por isso, faça pequenos testes antes de começar uma grande produção. Dessa forma você aprenderá com os erros e evitará desperdício.
Agora que você já está por dentro desse mundo, está esperando o que para iniciar sua produção e começar a lucrar com isso?
Gostaria de aprender a fazer mais de 97 receitas de sabonetes artesanais, passo a passo, além de dicas exclusivas que vão te ajudar a montar sua própria Saboaria Artesanal, mesmo começando do ZERO? Saiba mais
0 Comentários