Nesse artigo você vai saber o que são terapias integrativas e quais seus benefícios nos cuidados com a sua saúde.
Conheça as novas formas de tratamento que têm melhorado e muito a vida dos pacientes na hora de tratar suas enfermidades e quais são seus benefícios.
É bem possível que você já tenha ouvido falar de terapias integrativas. Mas você sabe o que são e quais seus benefícios?
A cada dia mais procurada para complementar tratamentos da medicina tradicional, as terapias alternativas já são, inclusive, oferecidas em diversos consultórios, hospitais e até pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Atualmente conhecidas como integrativas e complementares, muitas terapias estão estabelecidas em Lei, e algumas são citadas como PICs (Práticas Integrativas e Complementares) no Ministério de Saúde, com técnicas e métodos que tem como objetivo promover a saúde e o bem-estar.
Mas então vamos falar um pouco mais delas, em especial explicar para você o que elas são exatamente e quais são seus benefícios.
O que é a Terapia Integrativa?
Para responder a essa pergunta, vamos entender primeiro o que é uma terapia. Quando falamos em terapia já pensamos logo em um consultório de um psicólogo, em um divã ou algo parecido, porém, terapia é algo mais amplo que isso. A terapia diz respeito a qualquer tipo de tratamento para alguma doença.
As nossas terapias mais conhecidas são o que chamamos de terapias tradicionais. Elas são baseadas na lógica e evidência científica.
O que de maneira muito simples quer dizer que são feitos inúmeros estudos, testes e avaliações para que determinado medicamento seja aprovado para determinado tratamento.
E existem também terapias tradicionais mas que não necessariamente estão ligadas à medicamentação, como a fisioterapia.
Porém, outros tipos de terapia, chamadas comumente de alternativas, demoraram para aparecer com força quando falamos de tratar doenças.
Justamente por não terem a mesma base das terapias tradicionais elas foram desacreditadas, mas depois de muito estudo feito em cima delas, várias já passaram por aprovação de órgãos importantes para a medicina, chegando até ao SUS como já dissemos.
E justamente, por isso, essas terapias alternativas passaram a ser chamadas de complementares e/ou integrativas, pois elas complementam as terapias tradicionais, sendo mais um tratamento para aquela doença do paciente.
Essas terapias integrativas partem de uma visão diferente, como já dissemos. As terapias tradicionais entendem o corpo como um conjunto de órgãos, músculos, etc.
Ou seja, quando se percebe uma doença, elas vão direto no tratamento do órgão específico que está debilitado. Já as integrativas partem de uma visão holística sobre o corpo do paciente, levando em conta corpo, mente e espírito muitas das vezes.
E quais são os benefícios das terapias integrativas?
Mas quais são de fato os benefícios dessas terapias? Você talvez esteja se perguntando exatamente isso, não é mesmo? Então vamos responder essa questão. Seus benefícios, para além das melhorias físicas, estão ligados à criação de qualidade de vida.
Outro ponto fundamental é que as terapias integrativas tem o poder de desenvolver no paciente a percepção de que ele também é responsável pelo processo de cura.
Normalmente estamos acostumados a ir em um médico, falar o que estamos sentindo, esperar o diagnóstico dele, ver quais são os remédios que ele irá passar e somente seguir o que nos foi receitado. Ou seja, em todo esse processo o paciente é completamente passivo.
Mas para qualquer cura, é importante que ele se engaje no processo, para que faça tudo que é necessário com mais disciplina e também perceber que é importante proporcionar para si um ambiente e uma rotina favorável para se manter em saúde.
Fora que são muitas vezes bem mais eficazes que as terapias tradicionais quando se trata de doenças como estresse, depressão, ansiedade e outras tantas.
Vamos listar aqui embaixo de forma mais direta vários dos benefícios das terapias integrativas.
- Autoconhecimento, com benefícios para autoestima;
- Melhora a disposição física e emocional;
- Alívio de dores físicas;
- Alívio de ansiedade e estresse;
- Tranquilidade emocional, que leva o indivíduo a agir e lidar melhor com as dificuldades;
- Bem-estar e equilíbrio físico, mental e emocional;
- Harmoniza e equilibra respiração;
Terapias integrativas oferecidas pelo SUS
Agora a pergunta que naturalmente vem à sua cabeça é: Mas quais são essas terapias alternativas? Existem atualmente 25 terapias integrativas que são chanceladas e oferecidas pelo SUS. Então, vamos à elas:
- Yoga;
- Reiki;
- Florais;
- Fitoterapia;
- Acupuntura;
- Homeopatia;
- Geoterapia;
- Ayurveda;
- Antroposofia;
- Naturopatia;
- Cromoterapia;
- Termalismo;
- Arteterapia;
- Osteopatia;
- Quiropraxia;
- Dança circular;
- Biodança;
- Reflexoterapia;
- Apiterapia;
- Meditação;
- Shantala;
- Bioenergética;
- Constelação familiar;
- Hipnoterapia;
- Imposição de mãos;
Sem dúvida são muitas opções interessantes para você procurar! E o melhor, oferecidas pela rede pública de saúde. E aí, achou interessante? Vai procurar alguma terapia integrativa para fazer?
Gostaria de aprender mais sobre Terapia Integrativa? Saiba mais
I want to express thanks to you just for bailing me out of such a scenario. Right after searching throughout the the net and coming across basics which were not powerful, I was thinking my life was done. Living without the solutions to the issues you have solved by way of your blog post is a serious case, and those which may have in a negative way damaged my career if I hadn’t noticed your web blog. Your main training and kindness in dealing with almost everything was vital. I don’t know what I would have done if I hadn’t discovered such a stuff like this. I can also at this point look ahead to my future. Thanks for your time very much for the reliable and amazing help. I will not think twice to endorse your blog to anybody who wants and needs counselling on this subject matter.
Muito obrigado pelo feedback! Ficamos muito felizes em ajudar!