Venha aprender o que é e como fazer uma alimentação Fit, você vai entender porque maioria das pessoas adota esse tipo de alimentação.
A busca pela alimentação saudável
A busca por uma alimentação mais saudável tem atingido cada vez mais pessoas, em todo o mundo ultimamente. Você se interessa e quer saber um pouco mais do que se trata a “tal” comida fit?!
O mercado fitness vem crescendo e ganhando novos adeptos com o passar do tempo, pois as pessoas estão mais conscientes e perceberam a importância e as vantagem de se alimentar melhor, para que possam ter uma vida mais saudável e ter mais disposição no dia-a-dia.
O mercado alimentício vem acompanhando essas mudanças e um item que ganhou destaque e vem crescendo nos últimos anos, é a venda de marmitas fit, que caiu nas graças dos consumidores por ser baseada em alimentos saudáveis e saborosos ao mesmo tempo.
Quer saber mais sobre o Curso Marmita Fit Congelada? Saiba mais
Mas, o que é comida fit?!
A maioria das pessoas que adota esse tipo de alimentação une a prática de atividades físicas, aliadas à uma alimentação saudável e balanceada, para que dessa forma, alcancem os resultados desejados.
A alimentação fit é eficiente para quem deseja melhorar o aspecto físico, tanto para perda de peso ou ganho de massa muscular e também para aquelas pessoas que buscam apenas uma reeducação alimentar.
Sabendo escolher bem os alimentos, de acordo com o objetivo desejado, é possível criar receitas simples, práticas, saudáveis, muito saborosas e que saciam a fome.
Não é preciso ser radical e se privar de comidas que você gosta, apenas que limites sejam estabelecidos e respeitados.
Para os praticantes de atividades físicas, esse tipo de alimentação é elaborada para fornecer nutrientes que contribuem no aumento de energia e que ajudam na recuperação e no desenvolvimento dos músculos.
Alguns alimentos muito populares nesse plano alimentar são: batata doce, arroz integral, frango, ovo, brócolis, verduras e é claro, uma alta concentração de proteínas em geral.
A alta concentração de proteína se dá porque as proteínas demoram mais para serem digeridas e dão saciedade por mais tempo, na mesma medida em que fornecem a energia necessária para a realização das atividades e ganho de massa magra.
Adotar uma rotina de alimentação fit é basicamente, dar preferência para o consumo de alimentos naturais e frescos, evitando assim, o consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras, açúcares e conservantes.
Principais componentes do Cardápio Fit
Já falamos que o cardápio fit se tornou bastante popular, por se tratar de um plano alimentar equilibrado e saudável, que inclui uma grande variedade de alimentos ricos em nutrientes e com baixo teor de gorduras ou açúcares.
Falaremos agora sobre os benefícios de alguns desses alimentos que compõem o cardápio fit.
Ovo
Além de ser um alimento de origem animal, o ovo é rico em proteínas de alto valor nutricional, gorduras boas e vitaminas.
Oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas)
São fontes de proteínas e gorduras essenciais e que não são produzidas pelo nosso corpo, e justamente por esse motivo, devem ser incluídas na alimentação.
Também são ricas em vitaminas do complexo B, que ajudam no aumento da disposição e em minerais que ajudam na absorção de ferro e consequentemente, no transporte de oxigênio aos músculos.
Sementes
A linhaça e a chia são fontes de õmega 3, contribuem na produção da massa muscular e colaboram na performance dos treinos. Além de também serem importantes antioxidantes que previnem inflamações, também são ricas em fibras, que prolongam a sensação de saciedade.
Aveia
A aveia é muito rica em fibras e além de saciar a fome, atua reduzindo a absorção de açúcares e gordura.
Batata doce
Ela é a “estrela” de grande parte das receitas fit e é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico. O inhame e aipim também são excelentes alternativas.
Tapioca
A tapioca é livre de glúten e fonte de carboidrato de alta absorção, o que é uma excelente opção para fornecer energia para o treino, além de colaborar para a recuperação muscular.
Abacate
O abacate é popularmente conhecido pelos adeptos da alimentação fit por ser um alimento rico em “gordura boa”, além de possuir ação anti-inflamatória e colaborar para a recuperação após o treino físico.
Qual a diferença entre comida fit e comida saudável ?
Os dois termos são facilmente confundidos e embora ambos estejam relacionados com a boa qualidade de vida, os objetivos de cada um são distintos. Por exemplo: É possível afirmar que a maioria das dietas fit são saudáveis, porém, não é possível afirmar que todas as dietas saudáveis são fit.
Como sabemos, a Alimentação Fit visa o fortalecimento dos músculos e o emagrecimento e justamente por conta disso, ela costuma ser bastante restritiva. Uma dieta assim funciona muito mas, porém, requer muitos cuidados. São muitos os alimentos restritos, como: gordura, carboidratos, açúcares…
São diversas as dietas que se encaixam na categoria fit e isso vai depender das necessidades individuais e objetivos de cada pessoa. Por isso, é fundamental o planejamento e acompanhamento de um nutricionista, pois a restrição de nutrientes feita de forma errada, pode ser muito prejudicial à saúde.
Quem segue uma dieta saudável e funcional tem mais liberdade na escolha dos alimentos, pois o objetivo visa comer bem, ter um prato colorido e balanceado, não havendo muitas restrições, já que todos os nutrientes são importantes.
A pessoa que opta por viver de forma saudável, sustenta essa alimentação como hábito de vida com o intuito de fornecer ao corpo todos os nutrientes que ele necessita para se manter sadio.
Num breve resumo e colocando de forma prática, alimentação fit está mais relacionado a estética corporal e alimentação saudável está mais relacionado com os cuidados e bom funcionamento do organismo como um todo.
Mesmo sendo diferentes, o que as duas formas têm em comum é a exclusão ou redução significativa de industrializados. Uma regra simples é “desembalar” menos e “descascar” mais. Ou seja: O foco está nos alimentos naturais, pois só dessa forma poderemos garantir que os alimentos contribuam para a nossa saúde e/ou objetivos estéticos.
Invista na sua saúde
E você, costuma praticar atividade física e é um adepto da alimentação fit?! Invista na sua saúde e seja sempre a sua maior prioridade, seu corpo é a sua casa, cuide bem dele. Sua saúde agradecerá!
Gostaria de aprender diversas receitas Fit e ainda fazer uma renda extra? Saiba mais
0 Comentários