Aprenda o que é PNL, como funciona e quais as principais técnicas aplicadas.
Descubra quais são as metodologias mais usadas na Programação Neurolinguística e veja porque os resultados são tão eficazes!
Quando o assunto é desenvolvimento pessoal e profissional, os benefícios da PNL são de fato indiscutíveis e notórios. Frequentemente, milhares de pessoas estão recorrendo à PNL para resolver seus problemas de ordem emocional e também profissional.
Se você já teve a curiosidade de saber quais são as principais técnicas utilizadas pela PNL, aprecie a leitura, pois preparamos esse post que irá te mostrar quais são elas e não tenho dúvidas de que depois de conhecê-las, você vai descobrir porque os resultados são tão satisfatórios.
O que é PNL
A Programação Neurolinguística é uma metodologia que usa a linguagem de uma forma eficaz para fazer uma espécie de reprogramação da mente.
O seu foco principal é o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional de qualquer pessoa. A PNL promove uma considerável melhora na comunicação e no comportamento do indivíduo, possibilitando assim, o alcance de todos os seus objetivos de vida, sejam eles pessoais ou profissionais.
Além disso, a PNL rompe por completo todas as barreiras emocionais, mais conhecidas como “crenças limitantes”, que tanto nos atrapalham no dia a dia.
Quais são as principais técnicas de PNL aplicadas
Modalidades e Submodalidades
Fazem referência a todos os sentidos que constituem o nosso pensamento. A modalidade diz respeito aos nossos cinco sentidos (visão, paladar, olfato, tato e audição).
As submodalidades fazem menção a tudo que se refere a esses sentidos.
De fato, sabemos que cada pessoa possui vivências e passam por diferentes experiências ao longo da vida. A forma como se lembram e como reagem a tudo que viveram varia bastante de pessoa para pessoa.
A PNL atua trabalhando as modalidades e as submodalidades, de forma que a pessoa entenda todas as suas emoções e sentimentos, para que somente após entender tudo isso, possa estabelecer seus objetivos.
Perspectivas diferentes
Cada um de nós tem uma forma única de enxergar as coisas. mas, você já tentou “enxergar” uma experiência vivida por uma outra pessoa através de uma determinada ótica?
Tente fazer isso e compreenderá melhor essa técnica da PNL. Toda situação, por mais conflituosa que pareça ser, sempre tem uma perspectiva diferente.
Você pode entender e avaliar melhor os motivos que levaram a pessoa a agir de determinada maneira.
Existem algumas formas para isso:
- Analisar tudo de acordo com suas crenças;
- Se colocar no lugar do outro;
- Ser um mero expectador sem envolvimento;
- Fazer uma análise de todo o conjunto, para tirar suas conclusões;
Mudanças nas atitudes
Essa técnica da PNL ensina a “enxergar” o problema através de um “ângulo” diferente. A pessoa precisa estar ciente de que algumas mudanças no comportamento precisam ser feitas para que a situação seja mudada de forma positiva.
É dessa forma, que os benefícios se tornarão mais evidentes. A pessoa precisa entender que ela é a principal responsável por todos os fatos que ocorreram em sua vida, sejam eles positivos e negativos, é o que chamamos de autorresponsabilidade, e que precisa estabelecer objetivos para a situação mude.
Ancoragem
A maneira como agimos durante a vida são reflexos da visão que temos do mundo. Por isso que as nossas emoções ditam nossos comportamentos.
A ancoragem é uma ferramenta muito importante utilizada na PNL, que estabelece uma emoção positiva e encorajadora baseada em alguma experiência vivida por determinada pessoa.
Dessa forma, quando ela se deparar com uma situação negativa ou estressante, a ancoragem vai remetê-la para aquele estado emocional estabelecido, trazendo à tona o pensamento positivo e aquela sensação agradável, anteriormente sentida.
Geração de novos comportamentos
Essa técnica da PNL permite que a pessoa consiga aprimorar seus comportamentos, de forma a alcançar seus objetivos, com o auxílio da sua imaginação, estabelecendo qual seria a maneira mais adequada de agir frente a uma determinada situação.
Dessa forma, o indivíduo em questão consegue avaliar se estava agindo da maneira correta e consegue encontrar soluções que irão deixá-lo com o comportamento mais condizente com suas crenças e objetivos.
Rapport
Uma das técnicas mais importantes da PNL. Refere-se a uma sintonia entre dois ou mais indivíduos, no Rapport, acontece uma interação positiva entre eles. Tanto os gestos, quanto a maneira que o diálogo flui devem estar em perfeita sintonia.
O principal objetivo do Rapport é gerar o máximo de empatia entre os envolvidos, pois dessa forma, é possível estabelecer uma relação mais harmônica.
Cura de fobias
Sentir medo é algo comum e é um sentimento presente em qualquer ser humano. A grande questão é quando o medo se transforma em fobia, desencadeando uma série de distúrbios emocionais.
Essa técnica da PNL consiste em focar na mente da pessoa que sofre de vários tipos de fobias, inclusive fobias sociais. Primeiro, ela identifica a origem do problema e suas causas. Depois, desenvolve uma maneira de eliminá-lo por completo da sua mente.
Ponte para o futuro
É uma maneira de condicionar a mente da pessoa para enfrentar as mudanças que virão pela frente.
Essa técnica faz uma ponte que liga o estado mental presente ao estado que a pessoa deseja alcançar. Durante o processo, a pessoa consegue avaliar todo o seu processo evolutivo até que o seu objetivo seja alcançado.
Nessa transição, ao se dar conta de todo o processo, o indivíduo se dá conta de todas as conquistas, o que o faz sentir muitas emoções positivas e gera muito mais motivação para alcançar as mudanças necessárias em sua vida.
Ressignificação
Essa técnica tem a função de fazer com que a pessoa tenha sempre uma perspectiva boa de qualquer situação. Na ressignificação, todos os pensamentos negativos e a sensação de fracasso, são eliminados por completo.
Bastante utilizada pela PNL, a ressignificação permite que a pessoa dê mais ênfase ao lado positivo de cada momento. Afinal, tudo na vida tem o seu lado positivo, não é mesmo?!
Metáfora
Uma das vantagens da PNL é que independente da situação, há uma isenção total de julgamentos. Porém, é necessário estarmos sempre atentos às nossas escolhas, para que elas não prejudiquem nosso futuro.
Por isso, a metáfora faz uma sugestão de escolha que seja mais viável para a pessoa naquele determinado momento, mostrando alternativas que antes não eram percebidas pelo indivíduo, para que ele resolva os seus problemas e questões pessoais, de forma eficaz.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre PNL, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos para que possamos contribuir para o crescimento pessoal e profissional de mais indivíduos por aí. Até a próxima!
0 Comentários